.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, outubro 14, 2005

 

adulto-criança.../criança e adulto...

Estava sentado...meditando no meio da algazarra...da chilreada...dum recreio de crianças...quando....olhei...



criança…anda cá!
estás em que fase?
quais os sintomas?
de que sofres?
estás mesmo boa?
porque năo rendes na escola,
tu năo és tola…
criança…ficou espantada,
olhando desconfiada
tanto rótulo perguntado,
sem saber porquê, para quê
tamanho fado…
estou cansada…
da escola?
năo, de jogar futebol…
entăo presta atençăo…
para quê?
nada altera a chegada a casa
nem minha nem deles…
para quê o esforço…
tirou dois berlindes do bolso,
e ficou a girá-los entre os dedos,
jantar …já é hora
tenho fome porquê a demora?
Ah, já sei…está a conversar…
ainda adormeço
antes dela chegar…melhor,
assim não tenho que contar…
e mais outro dia se passou igual
sem tirar nem pôr
a tantos que se sucedem…
não conheço a mãe, o pai não o vejo,
a escola detesto,
assim o que é o resto?
futebol…não faz mal à cabeça,
cansa o corpo e faz dormir…
amanhã é outro dia igual a tantos outros…

criança…depressa deixarás de o ser
e depois? terás de te comportar
como deve de ser…não te ensinaram
eu sei, mas responsabilizar…
isso sim toda a sociedade to exigirá
ou és um desviado, tresmalhado…
assim psicólogo dirá…
o pior é que se for verdadeiro
descobre a careca do mundo inteiro…
a culpa não é tua criança…
é deles dos pais…são eles
amigo, que necessitam ser tratados
examinados…
como não têm tempo…olha
considera-os já passados,
e tu tenta encontrar
o mundo que te envolve,
a natureza, a arte, o ar…
fauna e flora diversificada…
talvez aí encontres compensação,
te reconheças, acertes a passada
com o resto do mundo…está de ver!
porque isto de estar sozinho
desde pequeno é uma grande maçada!

pequeno ser…que de tanto careces,
que o amor não conheces,
a quem ternura, mimo, carícia,
embalar, consolar, aliviar…
nunca te foram dados,
nem os pedes, senão pela negativa
agressiva, pois então…
eu tomo conta de ti…
mas vamos juntos falar do sofrimento
do que te faz falta…
invento um jogo…regras,
ganhos e perdas,
o da verdade…para poderes
contar…o segredo da tua alma
sofredora, sem saber…
apenas sentes o peso
da sociedade castigadora
que não te procura entender
é cega, surda e muda…
mas sabe excluir-te, fazer doer,
então jogamos o da verdade?
comecemos então que já se faz tarde!

Tempo passado…


espaço conquistado,
amigo, como te encontro mudado!…
eu? sou o mesmo mas mais encontrado
sossegado, experimentei ter confiança
e atrás dela vieram chorrilhos de coisas
muito belas, doces, bem-estar,
até me permiti sonhar que te iria ganhar,
terapeuta amigo, gosto de ti, posso ficar,
só mais um …um bocadinho?
fica querido…mas porque queres?
não já porque precises, encontraste-te
e sobretudo ao teu caminho!
foste tu que mo mostraste…
comigo andaste
encontrei alma grande em ti,
deste-ma…aprendi,
águas profundas tranquilas,
mas vivas eu sei…senti!
Obrigado, muito obrigado!

pequeno ser "inventado"!


Bedina


Junho de 2005
Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?