.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, outubro 21, 2005

 

...o SILÊNCIO...em comunicação...



de “O elogio do silêncio”
(de Marc de Smedt)



(……) O SILÊNCIO LENTO é o silêncio mental voluntário intrinsecamente ligado aos processos semânticos (e metafóricos) sa descodificação da linguagem. Estes silêncios são mais símbolos do que sinais.Pensa-se que os silêncios lentos estão ligados a movimentos de organização, de categorização e localização no espaço, utilizando experiências de memória.

A memória não é apenas vista como um armazém de vocábulos e objectos que, depois de serem pronunciados, foram fixados e arrumados; ela também é vista em função dos trajectos próprios que se efectuam através de níveis verticais do espaço mental.

O silêncio lento permitiria o desenvolvimento desse movimento vertical no espaço mental.Certos silêncios lentos impostos a um interlocutor parecem-lhe incompatíveis com o seu próprio sistema de pensamentos e valores, ou mesmo apenas com as suas tendências naturais. O contacto então desenrola-se nervoso, irritadiço.Queremos falar desses silêncios, eliminá-los devido ao facto de nos parecerem faltas buracos, falhas de raciocínio.

Existe o fenómeno de rejeição do silêncio como há o da rejeição da palavra.Por vezes, no entanto, certos silêncios longos dentro de uma conversa são bem recebidos, existe uma corrente que passa. Eles ajudam a uma comunicação dinâmica visto que correspondem às exigências do tempo mental de cada um dos interlocutores. (……)

(terceiro excerto...)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?