.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, outubro 02, 2005

 

PEDOFILIA, O MAIOR DOS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE...

A PEDOFILIA É O MAIOR DOS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE...


"O PROCESSO CASA PIA"

3 DE JULHO DE 2005


CONSIDERO IMPORTANTE O PONTO DA SITUAÇÃO....

Desde os últimos "gritos" da Comunicação Social sobre o escândalo duma rede de Pedofilia dentro da Instituição que não se fala dele...estranho não é?

Parece até que o importante era o sensacionalismo, independentemento do horroroso crime sobre menores à guarda do próprio Estado!

Feita a pronúncia...passou a ser público o acesso ao processo...e espantosamente toda a gente deixou de "gritar"...fala-se baixinho ...e sempre a talhe de foice...


E afinal o que é feito da Casa Pia?


Muita ou pouca coisa consoante o lado por que se pegue.

Uma comissão cientifica liderada por Roberto Carneiro elaborou um projecto em várias fases, apresentado publicamente e com a chancela do então Ministro da Segurança Social Negrão (algures no fim de 2004…).

Do resultado anunciado retira-se o seguinte: A instituição Casa Pia desaparece e dará lugar a uma Fundação (está na moda…) com o nome de um ex-aluno (não me lembro qual) que se ocupará exclusivamente dos cursos profissionais.

Faz-se uma alienação do património da Instituição (que não é pequena coisa, desde a praça de touros do Campo Pequeno, aos inúmeros conventos onde funcionavam vários dos seus colégios e que para qualquer pequena alteração depende do IPAR, pelo valor histórico e situação dentro da cidade).

Os Lares (internatos) antes divididos pelos os diferentes colégios passam a ser todos geridos por um Director (neste caso Directora…antiga funcionária da instituição!!!) e ficarão dependentes da segurança social.

A parte de ensino regular pretende-se que se faça depender do ministério da Educação.

Grosso modo é esta a conclusão e o futuro da Instituição. Pelo menos por agora…

Já em Setembro os lares se vão desligar dos colégios a que pertenciam. O resto das medidas penso que serão postas em prática em várias fases.

Pergunto-me constantemente o que se fará aos funcionários que, pelas sindicâncias e investigação da polícia judiciária, foram dados como altamente suspeitos de culpa de diversos crimes entre os quais colaboração com a rede de pedofilia, de uma ou outra forma, de desvios de verbas, etc.
Nunca ninguém falou deles. Nem o próprio Ministro Bagão Félix que tutelava a Instituição na altura, e que prometeu um relatório detalhado. Para grande surpresa de todos os portugueses quando chegou a altura de contar, como prometido, o que se tinha apurado, vem a público desvalorizar a sindicância e passou ao lado…e a comunicação social também (!!!!!!!!!!!).

Continuam lá todos…cerca de 80 funcionários estariam implicados duma maneira ou de outra, pois nem dentro da instituição se sabe ao certo quem são tal o cuidado em os proteger. Mais…provavelmente serão acordadas reformas antecipadas, ou outras soluções semelhantes, permitidas pelas novas formas de funcionamento…

Não deixa de ser interessante observar estas coisas…e a forma cada vez mais descarada com que nos tomam por parvos!

Não acredito que as crianças do internato, as sempre mais vulneráveis, estejam tão bem entregues assim mantendo-se os mesmos funcionários.

Que será feito de tanta criança que foi abusada e ainda não falou???????????

E os que estão neste momento na Casa Pia…Estarão bem entregues? Protegidos?

Também Catalina Pestana já não tem saúde para continuar por mais tempo. Deve permanecer até ao fim do julgamento deste processo e depois retirar-se-á, como sempre anunciou desde o dia da sua tomada de posse…é uma mulher realista, corajosa, inteligente, protegeu os que a ela e à sua equipa recorreram, bem como os que o fizeram às autoridades, não podia ter feito mais e melhor!

As crianças que hoje pedem que seja feita justiça, e que constam deste vasto processo, sabem que contam sempre com ela como até aqui. E foi este apoio gerido por ela e pela equipa de psiquiatria e psicologia que acompanha as crianças em causa, que lhes deu a força e a coragem de FALAR.

E as outras??????????
E depois????????????


Almerinda

PEDOFILIA É O MAIOR DOS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE
Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?