.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, outubro 28, 2005

 

...SILÊNCIO...a linguagem dos olhos...

de “o elogio do silêncio”
(Marc Smedt)




(……)
Linguagem de paixões, o silêncio? Sim. Para bem apreciar um espectáculo, uma iguaria, uma bebida, uma pele, é preciso saborear silenciosamente, recolhido sobre o acto.



Um lugar-comum diz que as mulheres são faladoras. Elas conhecem nesse caso tanto o valor do silêncio como a alegria da palavra.



A afeição numa mulher lê-se na sua propensão para o silêncio.
É um dilema milenário, esse de comunicar ao outro as suas intenções profundas de mulher, assim como este processo de iniciação mútua que ela pressente, e que é tão difícil de construir harmoniosamente.



Para que a relação se concretize e se eleve, o homem tem de penetrar no segredo da mulher, que se situa muito para além da caverna do sexo: ele deve sentir e deixar-se engolir pela sua magia, de maneira a que a alquimia do encontro aconteça, que os contrários se reconciliem, unidos, e que a entidade amorosa se desenvolva entre eles.



Porque existe algo parecido com a ressurreição que palpita num encontro amoroso bem sucedido.



A verdadeira aliança baseia-se numa cumplicidade atenta dos silêncios, a verdadeira beleza do amor reside no facto de ele ser graça e esforço, dádiva e conquista permanente. Acto de fé.
E o silêncio que se segue ao acto sexual diz tudo sobre a qualidade do prazer, ou das frustrações, sobre a verdadeira satisfação dos amantes, da sua eventual regeneração e da sua harmonia nua.



Uma mulher que seduz sem palavras possui uma arma temível. Por trás do véu das muçulmanas tudo se passa pelo olhar, incrivelmente palavroso…




Mas não nos enganemos: os silêncios de uma mulher são tão enganadores quanto as suas promessas:

Pedira eu mais
E, pelo que do outro lado das palavras clama,
Ainda mais teria recebido?
…E a beleza, crês tu que não seja
Sinal
Então para o grito feito pó
Sobre o céu, a partir do meu silêncio
Falo às estrelas
E elas olham-me

Olympia Alberti

(……..)



(quinta meditação)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?