.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, novembro 19, 2005

 

...o MEDO...o silêncio...


De "O Elogio do Silêncio"
(de Marc de Smedt)


(......)Em que é que a noção de silêncio pode ter a ver com o medo insidioso?

Tudo.

O silêncio pode esconder o receio, qualquer que ele seja. E, dessimulando-o aos olhos do mundo, ele encobre diversas coisas que têm por nome: fraqueza, apreensão, desvario, terror pânico... Não dizem os ditados que podemos ficar mudos de terror, sem voz, mais mortos que vivos, de respiração cortada?

Também podemos usar o silêncio como uma arma. Defensiva e ofensiva. É simples: primeiro fazendo calar os nossos medos de angústia. A imagem mental que nós temos de uma situação é mais perigosa que a realidade, visto que faz muitas vezes com que percamos o sangue frio para enfrentar uma situação difícil. O verdadeiro problema do medo reside nos seus excessos.

(.....) De qualquer maneira, se tudo correr bem, estando a situação interior e exterior sob controlo, só nos falta avançar para a acção. Propor uma bebida, jogar um bridge, ou póquer ou canasta, ou ua partida de xadrês ou de go, para encontrarmos, sem perigo de maior, o prazer intenso e silencioso do jogo, e a tensão sublime do combate e sairmos empunhando um silêncio portador de uma dignidade magestosa.


O silêncio que se ganha permite compreender, além de tudo o mais, a razão de muitos dos confrontos, porque nos desliga da situação, o que significa precisamente deixarmos de ter laço com a situação, não nos deixarmos envolver por ela.

Maior poder eside no facto de não intervirmos, assim controlando a situação. É outro segredo do BUDO, recurso do guerreiro que conjuga todas as artes marciais japonesas, o de SER VENCEDOR SEM LUTAR.
(......)


(11º trecho)


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?